Artigo

Por quais motivos a sua empresa merece ter um setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal?

Trabalhista
No items found.

Geralmente, quando se fala no assunto RH e/ou Departamento Pessoal, as pessoas logo imaginam uma empresa de grande porte, contudo, eles existem mesmo sem a pessoa empreendedora saber. Por isso, pensando nisso, resolvemos expor a importância em manter os setores organizados no seu negócio, tudo para evitar problemas futuros.

Primeiramente, se faz necessário ressaltar que RH e DP são assuntos distintos, isto porque, possuem funções diversas, enquanto este trata de questões burocráticas do colaborador, aquele trata de situações envolvendo a própria pessoa, exatamente por isso existe na sua nomenclatura a palavra humanos e uma possibilidade de recursos que a empresa oferece. Percebeu? No entanto, não existe qualquer problema ter a mesma empresa terceirizada para cuidar de ambos os setores, pois o principal será ter os profissionais habilitados para tanto.

Explicando em linhas gerais, o RH lida com pessoas, como já mencionado, incluindo desde o recrutamento e seleção, contratação, análises comportamentais, mediação de conflitos, feedbacks, desenvolvimento dos colaboradores, ou seja, tudo com intuito de buscar um perfil adequado para expandir o seu negócio, mas também auxiliar na harmonia do ambiente saudável a fim de contar com profissionais satisfeitos no trabalho e atendendo às necessidades do negócio.

Evidentemente que quando existe uma grande rotatividade de funcionários em uma empresa, algo não está caminhando bem e a falta de organização é o principal motivo disso, tal efeito é chamado de turnover, o qual trata da referida rotatividade de funcionários que se desligam da empresa em busca de condições melhores em um curto período (em média 01 ano).

Com a organização do setor humanizado, a empresa poderá diminuir a ocorrência do efeito turnover, pois com uma boa gestão das pessoas, aprimorando a comunicação, o pertencimento, diversidade, inclusão, condições justas, o ambiente de trabalho será agradável para todos, com uma cultura organizacional exemplar do seu negócio.

Já o setor de DP, trata da parte burocrática, que nada mais é a realização dos processos necessários desde a admissão do funcionário, dos trâmites da sua contratação; durante a vigência do contrato de trabalho ser responsável pela folha de pagamento, controle de ponto, férias, administração de atestados, acidentes de trabalho, benefícios, entre outros, até eventual rescisão.

Em suma, o foco central do setor é cumprir a legislação trabalhista, encarregado pelas questões burocráticas relacionadas aos colaboradores da empresa, garantindo a correta emissão e gerenciamento de toda documentação a fim de resguardar que esteja arquivada de forma completa na pasta de cada colaborador.

Por isso, concluindo, o RH cuidará para que o colaborador se sinta parte do negócio e queira crescer juntamente com o negócio, enquanto o DP garantirá que tudo isso ocorra de forma justa e legal. Ou seja, um cenário ideal para ambas as partes!

E aí? Já pensou a sua empresa com tudo isso? E melhor, crescendo cada dia mais. Conta para gente

Artigos Relacionados

Continue lendo